sexta-feira, 6 de junho de 2014

Betelgeuse a estrela que poderá se tornar um "segundo sol"

Betelgeuse Localização na constelação de Orion.
Betelgeuse é uma estrela gigante vermelha da Constelação de Orion e uma das 10 estrelas mais brilhantes que pode ser vista da terra, sua massa é de 15,31E30 KG (7,7 x Sol) sua distância da terra é de mais ou menos 500 anos-luz.

Cientistas afirmam que betelgeuse está no fim de sua vida, está perdendo massa e a qualquer instante pode explodir virando uma supernova, devido a isso ela viraria uma especie de "segundo sol" no céu da terra, isso porque ela está em uma distância considerada pequena quando o assunto é astronomia, aproximadamente
500 anos-luz como foi dito no 1° paragrafo, como as supernovas são extremamente brilhantes seria visível no céu até durante o dia como ilustra a Imagem a baixo.
Como pode ser o céu durante a supernova de Betelgeuse.

A duração do fenômeno pode ser de apenas alguns meses ou mais, e poderá(Talvez) ser até perigosa para os seres vivos da terra porque as supernovas solta um tipo de raio cósmico que interfere no DNA das espécies, podendo fazer com que espécies antigas se extinga e que novas surjam, ou seja pode ser um agente de mudança para o bem ou para o mal.
Ilustração da supernova de betelgeuse durante a noite.

Quando vai ocorrer? essa pergunta não tem uma resposta específica pode ser hoje, amanhã ou a milhares de anos, ou quem sabe ela já explodiu, isso mesmo alguns pessoas já devem saber disso mais devido a distância de 500 anos-luz da terra, isso significa que a luz dela demora 500 anos para chegar aqui, ou seja por exemplo se ela já tiver explodido a mais ou menos 490 anos atras isso que dizer que daqui a 10 anos veremos a supernova dela (obs: isso é só um exemplo), ou se ela explodir neste exato momento, vai ser vista da terra daqui a mais ou menos 500 anos, entendeu? então sua explosão vai acontecer em uma hora incerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário